Organização dos pedidos e suas situações

Organização dos pedidos e suas situações

POR Lucas Pereira ATUALIZADO EM 27/07/2021

Instruções

Faça login na plataforma Magento

  1. Geralmente o painel administrativo é acessado colocando “/admin“, após a URL do site (ex.: loja.com.br/admin);

  2. Após realizar o login, clique em Vendas > Pedidos;

Verifique a situação dos pedidos

O que cada “status” significa para o lojista

Lembrando, o seu fluxo de trabalho pode ser diferente, dependendo de como sua jornada é organizada

Situação “Pendente“:

Após um pedido ser realizado em sua loja virtual, você receberá um novo pedido no painel com o status pendente, neste caso o pedido ainda não foi pago ou está aguardando a confirmação do pagamento pelo intermediador. Nesse status o pedido não pode ser faturado nem enviado;

Situação “Liberado para expedição“:

Neste momento, seu pedido está com o pagamento APROVADO, é aqui que você entra em ação, faturar, separar no estoque, embalar e entregar à transportadora. Vale lembrar que a ordem quem decide é você, de acordo com a organização da sua equipe.

Mas, para exemplificação, iremos primeiro fatura-lo e, somente após, enviar. Para que você possa replicar este fluxo em sua loja, dentro do menu de Pedidos, localizado em Vendas > Pedidos, acesse o pedido desejado e clique na opção FATURA.

Nesta página, a plataforma vai gerar a fatura do pedido para você imprimir e também notificará o cliente, informando a ele o status atual do pedido, porém a opção de Cópia do e-mail da fatura deve ser marcada. Para isso, desça até o final da página e assinale a mesma. Também, você pode adicionar um comentário utilizando o campo de Comentários da Fatura.

Após emitir a NF (fora do Magento), você pode realizar o envio do produto. Ao clicar em ENVIAR e confirmar o envio, você estará confirmando para plataforma que o pedido não está mais em processamento e já foi entregue a Transportadora.

É aqui que você informa o código de rastreamento e os prazos de entrega, se houver. Pois ao finalizar o envio, o cliente será notificado com todas essas informações e, a partir dai, ele poderá saber todos os passos de seu pedido.

Como na opção de faturamento, aqui você também pode escrever comentários, como data para retirada em loja, possíveis atrasos ou qualquer outra informação que queira repassar ao seu cliente. Você poderá notificar o mesmo via e-mail, basta assinalar a opção Enviar por e-mail a cópia do envio. Após ter concluído todos os passos, clique em Enviar comentário.

Se você trabalha com RETIRADAS EM LOJA, consulte a equipe de suporte para uma ajuda personalizada.

Após este processo:

Acessando novamente Vendas > Pedidos você poderá visualizar um novo status em seu pedido.

Observação: Quando o pedido é enviado, ele recebe a situação “Finalizado“ ou “Fechado“;

Situação “Finalizado“:

Neste momento, todo o processo com o pedido está finalizado, ele já foi entregue a transportadora ou está esperando a retirada em loja.

Situação “Cancelado“:

Esse status é alterado automaticamente se o pagamento for recusado ou se o boleto não for pago dentro do prazo.

Situação “Suspeita de Fraude“:

Situação automática enviada pelo intermediador de pagamentos, ela quer dizer que a pessoa responsável pelo pagamento pode ter sido fraudada, assim, o intermediador se encarrega de analisar todos os dados do pagador do pedido. Se a suspeita não for confirmada o status é alterado para “Liberado para expedição“, caso contrário é “Cancelado”.

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